quinta-feira, 9 de junho de 2011

Toyotismo
Na produção Toyota, é de longe mais lucrativa do que qualquer outra indústria do setor,era conhecida como fabricante de pequenos veículos,mas em dez anos passou a ser líder na produção de carros de luxo.
Toyota inventou a “produção enxuta” (lean production, também conhecida como “sistema Toyota de produção” ou “STP”)que  desencadeou uma transformação mundial em virtualmente todas as indústrias em relação à filosofia e aos métodos de produção e da cadeia de suprimentos da Toyota ao longe da última década.

          Ao contrário do sistema de massa, essa outra concepção de produção delega aos trabalhadores a ação de escolher qual a melhor maneira de exercerem seus trabalhos, assim eles têm a chance de inovar no processo de produção. Com isso, o trabalhador deve ser capacitado, para qualificar suas habilidades e competências, que antes não eram necessárias. Dessa forma, os industriais investem na melhoria dos funcionários, dentro e fora das indústrias.

          A Toyota, ao adotar a concepção "enxuta" e rompendo com a produção em série, possibilitou
oferecer um produto personalizado ao consumidor.
A proposta é de que o próprio escolha seu produto.O estabelecimento ou a fábrica deixa de “empurrar” a mercadoria para o cliente,para que este a “puxe” de acordo com as suas próprias necessidades.
Para ser uma indústria enxuta é preciso um modo de pensar que se concentre em fazer o produto fluiu através de processos ininterruptos de agregação de valor(fluxo unitário de peças).
A Toyota é apontada como a melhor em todo o mundo pela alta qualidade, produtividade, velocidade na produção e flexibilidade. Seus métodos de melhoria da qualidade e ferramentas tornou famosos no mundo da indústria, tais como Just-in-time,kaizen,fluxo unitário de peças,automação(jidoka) e nivelamento de produção(heijunka),essas técnicas ajudaram a provocar revolução da “produção enxuta”.

          Os operários japoneses utilizam uma cartela (kaban, sinal) para indicar ao colega antecedente qual a peça deveria ser produzida e entregue. Dessa forma, conseguem eliminar o estoque e o desperdício, produzindo somente o que for necessário, JIT - "just in time".
A razão é que a maior parte das empresas concentra-se demais em ferramentas como 5s e JIT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário