sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Administração de serviços


Creio que a administração de serviços ganhou atenção das empresas após a evolução da sociedade pós-industrial, pois se apresenta com um grande diferencial competitivo. Nos tempos de qualidade total e eficiência operacional nota-se uma semelhança muito grande entre os produtos, todos tem certificado de qualidade padronizado, mas por esse motivo de os produtos serem tão semelhantes não havia vantagem competitiva para isso foi criada na administração de serviços e os seus fatores mais importantes são:
1-    Qualidade de vida;
2-    Mais tempo de lazer;
3-    Urbanização;
4-    Mudanças demográficas;
5-    Mudanças socioeconômicas;
6-    Sofisticação dos consumidores;
7-    Mudanças tecnológicas;
Os serviços possuem uma interatividade com o cliente, e os produtos com as empresas. A administração de serviços aproximou os clientes aos serviços e hoje são considerados responsáveis pela maior conquista e fidelização dos clientes.
A administração de serviços tem três papéis importantes: diferencial competitivo, suporte ás atividades de manufatura e geradores de lucro.
A gestão de serviços pode ser caracterizada pela presença e participação do cliente, produção e consumo simultâneos onde são classificados os processos de serviços como: serviços profissionais (consultórios médicos, escritórios de advocacia), loja de serviços ( restaurantes ,agências de viagens) e serviços de massa (estádio de futebol,grandes hipermercados ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário